➤ Anunciar em Blogs – Uma Alternativa Viável Para Aumentar o Tráfego

Um blogueiro, para alcançar sucesso, tem também que ser um bom empreendedor. Se seu blog é seu negócio, não existe razão para pensar em seu blog de forma menos séria ou profissional do que um empresário pensaria em sua empresa.

Assim, tal como acontece no mundo empresarial, um dos maiores desafios enfrentados pelos blogueiros diz respeito ao marketing – como posso dar a conhecer meu blog ao mundo?

Ora bem, logo à partida, existe uma série de estratégias utilizadas há já largos anos por blogueiros de todo o mundo na tentativa de aumentar o tráfego do seu blog.

Sem investir qualquer quantidade monetária, é possível afetar positivamente o tráfego do seu blog ao recorrer à divulgação nas redes sociais, submeter seus artigos para agregadores de conteúdo, etc…

No entanto, para quem procura mudanças a uma escala maior e possui a capacidade financeira para realizar algum investimento, existem outras soluções de maior potencial, que vão desde anunciar no Google AdWords, até Facebook Ads, passando pela compra de espaços publicitários em outros blogs do nicho ou compra de artigos patrocinados (publieditoriais).

Estes dois últimos métodos se destacam em especial por envolverem utilizar a “concorrência” para promover o blog. Nesse âmbito, muitos blogueiros optam por descartar esses dois métodos (compra de espaços publicitários ou artigos patrocinados em outros blogs), porque interpretam esse investimento como uma forma indireta de “doar” capital a um concorrente, que pode utilizar esse valor para se colocar em vantagem.

trafego-em-blogs

No artigo de hoje vamos estudar alguns dos prós e contras de anunciar em blogs e procurar descobrir se permanece como uma alternativa viável para aumentar o tráfego ou se prejudica mais do que ajuda…

Anunciar em blogs – a questão da concorrência

Um grande “NÃO” de anunciar em outros blogs para alguns blogueiros é a questão da concorrência. A meu ver, como aglomerado dos anos de experiência que já possuo atuando em diversos nichos da blogosfera posso dizer que essa é uma perspetiva bastante limitada e condicionante.

Seja qual for o seu nicho, jamais deve abordar os outros blogs da área como concorrentes ou inimigos.

Ao contrário do que acontece em outras áreas de nossa sociedade, na internet o fator exclusividade não tem efeito, logo o fato de um internauta ser leitor assíduo de um outro blog da mesma área não impede que ele possa também se tornar seu leitor. Pelo contrário! Se ele gosta de acessar sua concorrência, isso é sinal que muito provavelmente ele se interessará muito também pelo seu blog e seu conteúdo (se for de qualidade, claro está!).

Portanto, quando estiver pagando a um outro blogueiro para anunciar seu blog no seu website, não pense nisso como uma forma de “doar dinheiro ao inimigo”, mas sim como um investimento bastante inteligente. Afinal de contas, grande parte da audiência converge com o público-alvo do seu blog, logo é evidente que as probabilidades de conseguir retirar uma boa taxa de conversão desse anúncio são muito grandes. Lógico e simples, como todo o bom investimento deve ser!

Anunciar em blogs – a questão da seleção

Se lembra de quando referi que ser blogueiro exigia ter capacidades no âmbito do empreendedorismo e marketing (digital)? É nesse quesito que muitos blogueiros falham na hora de escolher  os locais para anunciar e formatos do anúncio, levando a que os resultados não se aproximem dos esperados.

Antes de investir em publicidade, é importante que tenha suas opções estudadas, principalmente no que diz respeito a dois aspetos essenciais:

  • (a) Onde vou anunciar?
  • (b) Qual o formato do anúncio?

Em relação ao ponto (a), a escolha deve ser bastante cuidada. Anunciar em blogs de grande porte poderá lhe trazer melhores resultados, mas muito provavelmente também envolverá um maior custo monetário. O truque aqui é perder algum tempo investigando os blogs de seu nicho e procurar pelo blog que apresente a melhor relação resultado/preço em mídia kit.

Claro que jamais será capaz de ter 100% a certeza de que o investimento valerá a pena antes de o realizar,  mas vida de empreendedor é assim mesmo – envolve riscos e tudo o que você pode fazer é procurar minimizá-los o máximo que puder.

No entanto, encontrar o blog perfeito para anunciar não é suficiente. Deve também ter em mente qual é o formato de anúncio que lhe apresentará melhores resultados, tendo em conta o que você pretende obter deste investimento. Será um banner na barra lateral? Será um artigo patrocinado? Existem imensas formas de anunciar  em outros blogs e é sua função perceber qual será mais benéfica para seu projeto e assim ganhar dinheiro com blog.

> Aprenda mais sobre tráfego orgânico.

E você, costuma anunciar em blogs? Acha que anunciar em blogs é atualmente uma alternativa viável para aumentar o tráfego? Deixe seu comentário!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!