➤ Blog Organizado Tem Leitores Conquistados

Blog Organizado Tem Leitores Conquistados

Quando acessamos um blog estamos sempre à procura de informações interessantes. Ninguém acessa o seu blog para ficar escolhendo qual produto vai adquirir ou qual banner é mais bonito e merece um clique.

Seus visitantes estão atrás de conteúdo de valor e informações que possam ajudá-lo de alguma forma. Por isso, se você já escreve um conteúdo de qualidade não precisa se preocupar com mais nada certo?

Errado! Conheço muitos blogs que possuem bons conteúdos e pouquíssimos leitores. Além de uma taxa de rejeição muito alta o que significa que os visitantes não permanecem muito tempo no blog.

Mas porque isso acontece se o seu conteúdo é bom? Já parou pra pensar que talvez o seu blog esteja mal organizado ao ponto de seus visitantes não visualizarem corretamente o seu conteúdo?

Nesse artigo vamos conferir como você pode organizar o seu blog para que seus visitantes percebam o seu conteúdo de valor e permaneçam mais tempo em seu blog, tornando-se leitores fiéis e consequentemente compradores dos seus produtos.

Organizando o Layout ou Tema

Existem diversos temas e diversas opções de layouts para seu blog. Os mais atuais e funcionais são aqueles que possuem apenas 2 colunas, e de preferência a Sidebar (barra lateral) deve estar do lado direito do monitor, igual ao nosso blog Outra Renda.

Porém, com um layout nessa formatação atualizada, existem alguns fatores e detalhes que podem oprimir o seu conteúdo fazendo com que seus visitantes não o percebam.

Inserir banners e outros widgets maiores que o espaço na Sidebar deixando-os para fora da linha de limite, mostra um amadorismo sem tamanho e revela conscientemente ao seu visitante que o blog inteiro não é bom.

Ainda pior é entupir os campos superiores do blog com anúncios e banners. Como por exemplo:  o cabeçalho, a parte acima do primeiro artigo, o topo da Sidebar. Talvez você esteja pensando: “Mas vejo isso em blogs de sucesso! E agora?”.

A diferença é que esses blogs já conquistaram o seu público e se tornaram autoridades no seu nicho de mercado, ou seja, por mais que o dono insira banners, propagandas e pop-ups que incomodam, os leitores tem a certeza de que o conteúdo é bom.

Mas você não pode seguir esse caminho se ainda esta tentando conquistar leitores.

Organizando o Conteúdo do Blog

O seu artigo ou post também necessita de uma organização e padronização para que chame mais atenção e facilite a leitura para seus visitantes. Se for preciso peça opiniões de amigos sobre a formatação dos seus artigos e o quanto é fácil ou não a leitura.

A principal recomendação é que não insira muitos anúncios no meio do conteúdo. Isso pode irritar seus visitantes!

Se você for inserir anúncios dentro do conteúdo no meio aos artigos, procure limitar-se a pequenas frases e não imagens absurdas de grandes que quebram a concentração e atrapalham a leitura do seu visitante.

Eu mesmo detesto estar a ler um bom artigo e me deparar, sem mais nem menos, com um espaço enorme de publicidade.

Para conquistar leitores tente não demonstrar o seu desespero em vender-lhes alguma coisa. Pois o segredo de conquistar novos leitores e fazer com que eles percebam que você quer mesmo ajudá-los e não apenas lucrar em cima deles!

Obviamente quando seu blog atingir um bom número de leitores conquistados, não hesite em inserir anúncios, banners e outras divulgações, pois quando se é uma referência, os leitores querem muito saber o que você promove e terão prazer em adquirir produtos com você.

Organizando as Cores do Blog

Já vi muitos blogs coloridos por ai a fora e de certa forma isso afasta seus visitantes, pois as cores incomodam demais quando muito fortes e diversificadas. Para conquistar leitores você deve tomar cuidado com isso.

cores-do-blog

Procure usar apenas três cores em seu blog, aqui usamos o verde, cinza escuro e branco. A cor do plano de fundo (background) foi pensada para dar destaque ao texto, mas há pessoas que preferem um plano de fundo mais leve e que quase se iguale ao espaço do texto. Use ao seu gosto, só recomendo que não coloque imagens, desenhos e nem nada assim, se for colocar algum plano de fundo coloque apenas uma cor e lisa.

Se for usar alguma cor no plano de fundo, sugiro que uso o mesmo tom para a cor dos links, fica com um visual melhor e com harmonia.

A recomendação de cores é padrão, branco (ou cinza clarinho), cinza escuro (ou preto) e uma cor de sua preferência para predominar no blog. Usa-se muito verde, azul, vermelho, mas fique a vontade para fazer como quiser tentando apenas relacionar. Aqui no Outra Renda usamos o verde para associar ao dinheiro, prosperidade, esperança…

A aparência do blog influência muito na aceitação e adaptação dos visitantes contribuindo para que se fidelizem leitores ou não. Então tenha muita atenção e não poupe esforços e investimentos para ter um layout limpo, leve e atrativo.

Se você já tem um blog, compartilha com a gente como o organiza e deixa-o atrativo!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

2 Comentários

  1. Jônatas disse:

    Muito bom seu artigo Pâmela, infelizmente muitos blogueiros preenchem qualquer espaço vazio no blog com banners e propagandas, confesso que por mais que seja bom o conteúdo não volto mais.

    Outro fator é a organização, ou seja, um blog com falta de organização fica difícil também prender o leitor.

    Parabéns pelo blog.

    • Pâmela Cavalcante disse:

      Oi, Jônatas!

      Obrigada pelas palavras.
      A organização e apresentação são fundamentais em tudo, com nossos blogs não poderia ser diferente.
      Eu também não dou atenção para blogs que parecem vitrines de vendas, independente se o conteúdo for bom ou não.

      Seu blog está cada dia melhor.

      Abraço.