ChatBot – O que é isso?

Chatbot? Suponhamos que você administre o Facebook de uma grande empresa. Cujas vendas estão alavancando, e os clientes te procuram por mensagem a todo instante. Como você consegue responder a todos os clientes ao mesmo tempo? Como conseguir sanar dúvidas em questão de segundos, sem perder seu tempo?

Como outro exemplo, podemos citar o site de uma grande empresa. Só utilizar o e-mail como forma de comunicação ficou no passado. As empresas mais inovadoras já utilizam chats automáticos em seus sites, respondendo os clientes com prontidão.

Humanamente falando, é impossível atender 100 clientes ao mesmo tempo. Porém, o computador consegue lidar com 100 clientes de uma vez, sem nenhum problema. Para isso usamos o famoso chatbot.

Chat o quê? Chatbot. Uma ferramenta que te permite automatizar os chats de determinado canal de comunicação. Tornando assim a resposta para os clientes mais rápida e eficaz.

Pense nas mensagens que você, ou seu cliente, vem recebendo nos chats e e-mail ultimamente. Considere o tempo gasto lendo e respondendo esta mensagem. Por vezes, são dúvidas simples, que são respondidas com sim ou não. Mas no processo atual, demoram muito tempo para serem atendidas.

E se você conseguisse programar o chat dos canais de comunicação? Programar possíveis perguntas que possam surgir no site, e oferecer respostas prontas e automáticas. Parece coisa de filme, não é mesmo? Pois bem, isso já é realidade. E hoje, iremos te mostrar como tudo funciona, através do chatbot.

Baixe agora e-book grátis e aprenda como usar o chatbot pra alavancar as suas vendas – clique aqui

 

O que é chatbot?

chatbot

Entenda o chatbot como inteligência artificial. Não como aquelas que você vê nos filmes, que busca eliminar a raça humana da Terra. Mas como um mecanismo de inteligência programável. Que responde a determinados comandos, estabelecidos por você.

Você já deve ter ouvido falar no SIRI, da Apple. Ou até mesmo da Alexa, da Amazon. Programas de inteligência artificial que fazem aquilo que você manda. Ao perguntar ao SIRI qual a temperatura do dia, o programa pesquisa e te responde na mesma hora.

Assim funciona o chatbot. Um “robô” programado para responder os chats de sua página ou site. Você entra com mensagens automáticas, ou perguntas padrão. O programa lê as perguntas e responde com uma resposta estabelecida por você.

Por exemplo, suponhamos que você tem um estabelecimento que funciona de segunda a sexta, das 8 às 18. E você tem um cliente no chat do seu site, que deseja saber qual o horário de funcionamento do seu negócio.

No modelo padrão, esse cliente deixaria a mensagem no chat. E quando você, ou quem toma conta do chat tiver tempo, essa mensagem será respondida. Com o chatbot esse processo é automatizado e muito mais rápido.

O processo muda bastante, dependendo da plataforma escolhida. Mas no geral, segue o seguinte padrão:

  1. Você configura o chatbot com uma pergunta padrão, como “qual o horário de funcionamento?” E então, configura uma resposta, “nosso horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 8 às 18.”.
  2. O seu cliente faz esta pergunta no chat;
  3. O chatbot analisa a pergunta e responde automaticamente.

O processo ocorre instantaneamente. Sem perca de tempo, e fornecendo a informação para o seu cliente o mais rápido possível.

Baixe agora e-book grátis e aprenda como usar o chatbot pra alavancar as suas vendas – clique aqui

 

Quais as principais vantagens de usar um chatbot?

Agora que você já sabe o que é um chatbot, aposto que ficou curioso para saber quais as suas vantagens. Confira abaixo a lista com as 3 principais vantagens de implementar um chatbot a sua página ou site:

  1. Disponibilidade

Utilizando um chatbot, você não precisa se preocupar com horários de atendimento. O serviço fica disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana. Ao deixar uma pessoa para tomar conta do seu chat, a mesma não trabalha o tempo inteiro. Este é um problema que você não tem com os chatbots.

Você pode configurar seu chatbotpara responder a todo o tempo. Ou, programar mensagens automáticas, como “voltamos na segunda”. Assim, você evita deixar o seu cliente sem nenhum retorno da empresa.

  1. Automatização

Ao utilizar um robô para cuidar do seu chat, esse processo fica praticamente todo automatizado. Por vezes um funcionário esquece de responder algum cliente ou outro. Ou então a resposta não é oferecida na mesma hora.

Mas tenha em mente que, um chatbot visa facilitar sua vida. Porém, com base em perguntas e respostas por você programadas. O sistema não consegue resolver todos os problemas que aparecem. Muito embora isso seria simplesmente perfeito, você não acha?

Mas infelizmente não é assim que funciona. Para casos mais complexos, o atendimento pessoal ainda será necessário. Porém, você pode facilitar isso.

Use o chatbot para dar uma introdução ao assunto. Tente recolher as informações antes de falar com o cliente, para que você já chegue com uma possível solução.

  1. Vários canais de atendimento

Enquanto uma pessoa só consegue atuar, efetivamente, com até dois canais de atendimento ao mesmo tempo. Os chatbots não possuem limitação. Você pode configurar quantos canais de atendimento quiser, atuando em diversas plataformas simultaneamente.

Você pode ter um chatbotatuando no Facebook ao mesmo tempo em que outro responde as mensagens do site. Seu serviço é prestado de forma muito mais rápida e eficaz. Gerando uma maior satisfação, e atraindo possíveis clientes.

Agora você já está ligado no que é um chatbot. Esta ferramenta que automatiza os chats de suas páginas ou sites. Sendo este recurso muito útil para agilizar a resposta para os seus clientes. Pois sabemos que tempo sempre é dinheiro.

Baixe agora e-book grátis e aprenda como usar o chatbot pra alavancar as suas vendas – clique aqui

 

Dica especial

Dois serviços muito grandes como o Facebook e o WhatsApp já contam com um chatbot incluído. Em ambos os casos, você precisa de uma conta de negócios nos sites.

No Facebook, você converte para o perfil comercial e pode desfrutar de muitos recursos. Entre eles, há o serviço de mensagens automáticas para o chat da página.

botao-quero-saber-mais-verde

Já no WhatsApp, é necessário ter o WhatsApp Business. A versão de negócios do mensageiro. Através dele, também é possível configurar mensagens automáticas, facilitando assim, a resposta eficaz a quem te manda mensagens.

ChatBot – O que é isso?
5 (100%) 5 votos