➤ Como Escrever Textos de Qualidade Para Blogs

Muito comum nos dias atuais, os blogs se tornaram um meio muito popular entre os usuários da Internet que, por meio dessa ferramenta, contam com seu próprio espaço virtual onde podem expor suas ideias, opiniões e trabalhos, e também entrar em contato com os de outras pessoas.

Para mantê-los sempre atualizados e interessantes para os leitores, é necessário que conteúdos novos sempre sejam postados.

A qualidade do texto final dependerá muito da escrita, que deverá seguir sempre a forma correta da língua, com uma boa articulação das ideias.

Vale lembrar que a qualidade dos textos é mais importante do que sua quantidade.

Para que os textos tenham qualidade e possam gerar ou manter o sucesso do blog, a atenção deve estar em alguns objetivos a serem cumpridos durante a redação, como os apresentados a seguir:

1- Definir o tema do texto

Todo texto de qualidade deve se propor a discutir algum tema específico, atual ou não, para que os leitores se sintam interessados tanto pelo conteúdo quanto pelo rumo que a escrita irá tomar.

Escrever sem um objetivo, com ideias aleatórias e confusas, pode parecer interessante para o escritor mas para quem lê, com certeza é algo confuso cuja leitura não vale a pena.

Além de garantir que o texto seja interessante e consiga prender a atenção do leitor até o fim, escrever já possuindo um tema a ser seguido ajuda muito no momento de planejar a estrutura da redação e as ideias e argumentos que serão expostos.

O texto também deve condizer com a proposta temática do site, sendo desagradável para um fã do blog procurar material sobre o assunto de interesse mas encontrar algo fora do esperado.

Essa escrita correta, persuasiva e que leva o leitor a tomar uma ação, chama-se copywriting ou apenas “copy”. Para mais sobre copy, clique aqui.

2- Conhecer o público que deseja trabalhar

Para garantir a qualidade do texto, é essencial que se conheça o público o qual ele será destinado. A idade dos leitores, se são majoritariamente do sexo masculino ou feminino e seus interesses devem ser conhecido para que se possa escrever uma redação atraente e que atinja as expectativas do público. A proximidade com os leitores é muito importante para produzir bons conteúdos.

A linguagem, a ser utilizada será definida pelo perfil dos leitores, seja ela mais formal ou informal. Esta deve ser a mais próxima possível do público, a fim de garantir que o conteúdo seja entendido por completo e também possibilitando um diálogo por meio de comentários.

3- Realizar a pesquisa sobre o assunto

A qualidade das informações apresentadas no texto será baseada tanto pela escrita do autor como pela credibilidade dos fatos apresentados, sendo bem mal vista, uma redação pobre em conteúdo ou que contenha afirmações fora da realidade.

Para evitar isso, é necessário realizar um extensa e cuidadosa pesquisa, com o enfoque de embasar o texto com informações reais e retiradas de fontes confiáveis. A credibilidade e a qualidade do trabalho dependerão muito disso.

A pesquisa deve ser realizada utilizando diversas fontes diferentes e as informações devem ser checadas sempre que possível. Confrontar dados é um ótimo meio de saber o que é realidade e o que foge dos fatos.

Textos de blogs podem ter muitos leitores, sendo perigoso publicar informações que não sejam verdade, o que pode causar problemas de credibilidade futuramente.

Resumindo…

copywriterSaber escrever textos bons, objetivos e direcionados para o seu público, aumentarão drasticamente a conversão dos leitores em leads, prospectos e clientes.

A comunicação eficiente faz toda diferença em qualquer mercado, e como a comunicação por texto (artigos) é impessoal, é preciso saber escrever bem, utilizar técnicas de copywrite, gatilhos mentais e persuasão.

Dessa forma, os leitores irão gostar mais do conteúdo e serão atraídos pelas iscas que você insere no meio dos textos, não importando qual o objetivo delas, seja capturar leads, fazer vendas ou mesmo gerar relacionamento.

Seja o melhor escritor, ou copywriter, que você puder! Lá na frente você vai ficar impressionado com o que isso irá te proporcionar.

Gostou? Então receba mais uma dica…

Continue aprendendo todos os dias!

DICA: Conheça o e-book de Copy mais famoso entre os blogueiros, treinamento ideal que desejam escrever textos, copys,  ainda melhores para seus projetos, conquistarem mais leitores e ganharem mais dinheiro com vendas.

➤ Como Escrever Textos de Qualidade Para Blogs
5 (100%) 1 voto

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

2 Comentários

  1. Estefany disse:

    Eu quero ser escritora, eu amo ler e escrever mas acho que não nasci pra ser escritora?

  2. Ronaldo disse:

    Oi Pamela!

    Seu artigo é de grande valia. No momento estou iniciando meus estudos para tirar de letra a arte da escrita e este conteúdo é indispensável. Obrigado.

    Um forte abraço e SUCESSO!