Como Fazer Backup do Seu Site WordPress

Hoje vamos falar especificamente de como fazer backup no WordPress e assim manter a segurança e a preservação do seu projeto web.

Por mais que tenhamos diversos sistemas e a Internet pareça um lugar seguro (muito mais do que dispositivos físicos, que podem ter uma vida útil curta), não são raros os casos de perdas de arquivos originais. Mesmo quando salvos na nuvem.

Felizmente, temos a opção de fazer backup desses arquivos, o que facilita muito em alterações que precisam ser feitas ou em caso de quedas e problemas do sistema.
Além disso, manter os arquivos em uma cópia de segurança online permite o acesso a eles de qualquer lugar, sem a necessidade de andar sempre acompanhado de HDs. Assim qualquer erro que ocorrer, pode ser rapidamente consertado.

Por que ocorre a queda do site?

Fazer um site do zero pode ser muito fácil, mesmo para iniciantes. Torna-se mais fácil ainda com ferramentas próprias, com linguagem simples e responsiva como é o WordPress.
Entretanto, infelizmente hackear sites e sistemas também têm sido comum e essa preocupação também deve ser levada em consideração ao fazer um backup.

Além de uma possível queda do site por hacker, pode ocorrer erros de programação (algo totalmente humano), mas que podem gerar dor de cabeça até o site ser reestabelecido.

Como fazer backup WordPress

Além de fazer o backup na nuvem do seu site no WordPress, é recomendado que você mantenha uma pasta no seu computador com os dados e arquivos de mídia do site. Você também pode manter em um HD externo ou em um CD.

como-fazer-backup-em-seu-site-wordpress

Uma das formas de fazer backup é contratar um software para isso. Muitas empresas de hospedagem de sites oferecem ferramentas próprias para backups. Isso é muito vantajoso, especialmente quando o programador ou empresa possui mais de um site com o domínio da hospedagem.

Um dos mais utilizados é o phpMyAdmin. Ele permite acessar os dados do MySQL, que é muito utilizado na hora de programar e salvar os dados e configurações do seu site. Mas há também opções de plugins para serem baixados no WordPress. Alguns exemplos são o BackWPup, BackUpWordpress.

Como fazer backup WordPress manualmente

Também é possível fazer o backup do site de forma manual. Para que futuramente você não se perca, salve os arquivos e dados cada vez que fizer uma atualização no site. Isso inclui temas e plugins adicionados recentemente.

Com essas atualizações salvas, para fazer o backup manualmente no WordPress, siga os seguintes passos:

1. Acesse a conta do site pelo FTP
2. Baixe o conteúdo e salve em uma pasta com os nomes referentes aos dados em questão.
3. Não se esqueça de salvar os arquivos, pois isso garantirá que o site volte a rodar futuramente.
4. Além de manter em seu computador as pastas salvas, transfira para um HD externo, um CD e salve num diretório online como o Google Drive.
5. Salve os dados do MySQL da seguinte forma:

  • Efetue login do phpMyAdmin e procure o banco de dados corresponde ao WordPress;
  • Na lista de dados que abrir, clique em “exportar”;
  • Para essa exportação de dados, clique em “customizar” e após, mude para a aba “tabelas”, todos os itens devem estar selecionados;
  • Verifique, em “Output”, se a opção “save output to a file” está selecionada. Ela pedirá em qual formato você deseja salvar o arquivo, deixe selecionado “SQL”;
  • Na opção “Opções de formato específico” seleciona “estrutura e dados”;
  • Procure a opção “criar banco de dados” na aba “opções de criação de objeto” e por fim, clique em executar.

Os passos acima servem para fazer uma cópia dos seus dados em SQL, que podem ser restaurados em casos de problemas no site. Salve esses dados com as pastas de arquivos do site WordPress.

Lembre-se de voltar a fazer esse passo a passo cada vez que houver alguma mudança no site.

Conclusão

Como vimos nos passos acima, fazer backup no WordPress manualmente leva tempo e muita atenção para que posteriormente, na restauração do site, ele de fato funcione sem erros.

Lembre-se que perder tempo reconstruindo o site é perder também a sua credibilidade no mercado, as possibilidades de atrair clientes, ter sua fidelidade e ganhos financeiros.

Se você é um desenvolvedor de sites iniciante, provavelmente pensa em trabalhar com essa área. É uma ótima oportunidade de negócio. Porém, para garantir sua carteira de clientes satisfeitos, precisa ter parceria com boas empresas de hospedagem de sites.

Ao contratar uma empresa de hospedagem de sites, certifique-se de que ela pode fazer um bom e rápido suporte em casos de ataques de hackers ou queda de servidor.

Por fim, a segurança digital e a proteção de dados são essenciais para empresas, pois essas medidas refletem a segurança que ela passa aos seus clientes.

Como Fazer Backup do Seu Site WordPress
5 (100%) 8 votos

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!