➤ Como ganhar dinheiro como afiliado com 5 estratégias

Ganhar dinheiro com blog, embora seja algo que a maioria não consegue alcançar, segue na verdade princípios bastante simples. Você vende um espaço publicitário em seu blog e, consoante sua popularidade, cobra um determinado valor por cada hora, dia ou semana que o anúncio ficar no ar. Pode conseguir os anunciantes de forma direta (maior margem de lucro, mas bastante difícil de conseguir para blogs de pequena-média dimensão) ou através de programas de afiliados, que servem de intermediários entre o anunciante e você, o webmaster.

No entanto, algo que diferencia a publicidade indireta (através de sistemas de afiliados) da publicidade indireta é a fórmula através da qual você

é pago. Normalmente, a generalidade dos sistemas de afiliados não pagam tendo em conta o tempo que você deixa o anúncio no ar, mas sim através de outros fatores como o número de visualizações (CPM), número de cliques (CPC) ou número de ações (CPA).

Assim sendo, existe automaticamente a necessidade de assegurar que conseguimos obter o máximo de visibilidade e conversão possível para o bloco publicitário, sem colocar em causa a primazia do conteúdo ou a harmonia do próprio layout.

Neste artigo vou explorar algumas estratégias e ensinamentos que fui aprendendo ao longo dos anos com relação à otimização de lucros vindos de sistemas de afiliados. Leia e tome nota!

Estratégias para ganhar dinheiro com sistemas de afiliados

#1 – Menos é mais!

Parece matemática simples, não é? Se com um bloco publicitário você ganha dólares, ao adicionar dois, você estaria duplicando esse valor.

Acreditando em essa lógica, muitos webmasters “enchem” suas páginas de anúncios, por cima, de lado, por baixo e às vezes até por cima (!) do conteúdo!

Bem, a verdade é que essa “lógica” não se poderá aplicar nesta situação e está na altura de você perceber o porquê.

Bastantes programas de afiliados, em semelhança com os próprios parâmetros do Google AdSense, baixam a percentagem atribuída ao afiliado se o mesmo possuir mais do que 2 ou 3 banners em seu website (este valor variará de programa para programa).

Assim, na grande maioria dos casos, 2-3 anúncios bem posicionados conseguem valores de RPM (Receita Por cada Mil impressões) de página bastante mais elevados do que o conseguiriam 9-10 blocos publicitários, espalhados por todo o layout.

Isto tudo sem falar na questão estética. Não se esqueça que sua renda dependerá sempre do número de visitas que seu website vai receber. Se exagerar no número de anúncios, isso pode se tornar em um fator repulsivo para seu website. Tenha cuidado!

#2 – Cabeçalho ou headline = maior lucro

Isto é um dos ensinamentos básicos em relação aos programas de afiliados. Embora dependa muito de nicho para nicho, blog para blog, geralmente a zona de maior conversão e maior taxa de cliques/ação situa-se algures no cabeçalho, antes da exibição do conteúdo.

Um bom anúncio (bem segmentado e de interesse para seu público-alvo) em modo leaderboard, de 728 x 90 pixels. Para além da grande visibilidade e do lugar de destaque que ocupa, este é geralmente um tipo de anúncio que possui maior número de inventário, no que toca a anunciantes e campanhas, logo é mais um fator favorável a sua utilização.

#3  -Seja criativo e consciente

Todos conhecemos o básico. Adicionar um banner no topo e mais 1 ou 2 na barra lateral e pronto. Embora este seja um método que efetivamente produz resultados, procure encontrar formas mais criativas de exibir o conteúdo publicitário. Com certeza chamará a atenção de seu público, o que gerará maior taxa de conversão.

#4 – Não se restrinja ao blog!

O Mercado de Afiliados, tal como o marketing digital, evolui e hoje pode ganhar dinheiro através de programas de afiliados através de método “extra-blog”. Um deles bastante conhecido e utilizado é o Email Marketing.

Utilize a lista de emails/subscritores que possui de seu blog para divulgar, com MODERADA frequência, campanhas publicitárias distribuídas pelos principais programas de afiliados.

Faça isso da forma correta e lhe garanto que vai se surpreender com os resultados!

#5 – Teste, teste e… teste!

Tal como acontece com a ciência experimental, a monetização por afiliados tem tudo a ver com a realização constante de testes. Teste posicionamentos, teste anunciantes, teste campanhas.

Deu resultado? Boa, mantenha essa fórmula funcionando. Não resultou? Recomece e procure uma nova forma de apresentar o conteúdo e coloque-o de novo sob teste, até encontrar a melhor forma de monetizar a sua audiência.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!