A forma como se distribui conteúdo na internet tem sido alvo de imensas mudanças e transformações ao longo dos anos. Embora nos seus primórdios o conteúdo fosse difundido maioritariamente via texto, a chegada da internet de banda larga e, consequentemente, o aumento da velocidade de upload/download, tornaram viável também a distribuição de conteúdo através de outros elementos multimédia, como o áudio e o vídeo.

No entanto, só com a chegada de serviços de streaming como o Youtube ou Vimeo é que a o conteúdo visual realmente conseguiu se estabelecer como uma significativa fatia do conteúdo online.

youtube-inscritos

Hoje, de acordo com a equipe do Youtube, a cada minuto, são enviadas mais de 72 horas (!!!) de vídeo para a plataforma e muitos são os casos de sucesso, em que youtubers conseguem criar uma renda grande o suficiente de seus vídeos para trabalhar em tempo inteiro para o seu canal.

Muitos de nós, blogueiros, tendemos a pensar no Youtube como se fosse o concorrente/inimigo, mas não tem que ser assim!

Se você quer realmente sobreviver nesta blogosfera cada vez mais especializada e diversificada, é essencial que encontre novas formas de difundir o seu conteúdo e o vídeo é uma excelente opção.

Grandes blogueiros nacionais e internacionais, todos eles possuem canal no Youtube, o qual utilizam para abranger um público alvo maior e criar uma relação mais próxima com seus leitores, e acabam ganhando dinheiro com vídeo.

No entanto, de forma a que o seu canal do Youtube consiga ter um efeito significativo na audiência de seu blog, é essencial que trabalhe na construção de uma boa base de inscritos que, logicamente, ajudarão a estabilizar as visualizações de seus vídeos em números elevados.

No artigo de hoje vou apresentar algumas dicas bastante úteis para aumentar o número de inscritos no Canal do Youtube do seu blog e como ganhar dinheiro no youtube.

Integre o seu canal em seu blog

Como dito acima, um canal no Youtube pode ser um excelente suporte para o seu blog. Mas para que a relação blog+canal realmente funcione, é importante que encontre forma de os encaixar perfeitamente no mesmo panorama.

Comece por adicionar um link/botão/banner em seu blog redirecionando para o seu canal no Youtube. Geralmente, os blogueiros optam por o colocar junto dos links para as redes sociais (Facebook, Twitter, Google Plus, etc…), mas essa é uma decisão sua.

Outra coisa lógica e importante a fazer é disponibilizar seus vídeos (de forma incorporada) em seu blog.

Imaginemos que você possui um blog de culinária e em seu canal você criou um vídeo chamado “Como Fazer Arroz de Pato”. Pode criar um post com esse nome em seu blog e incorporar ao post o vídeo, exemplificando visualmente os passos referidos em texto.

Essa é a forma perfeita de mostrar para seus leitores que você possui um canal no Youtube e que devem se inscrever nele para manter o acesso ao conteúdo mais recente.

Atingindo novo público-alvo via Youtube

Embora o Youtube seja uma importante ferramenta para dinamizar o conteúdo apresentado aos leitores que já seguem o seu blog, o seu grande potencial destaca-se por permitir que, através do canal, você consiga atrair para seu blog mais público, mesmo que sejam apenas inscritos de seu canal e não visitem com tanta regularidade o blog (é sua função cativar seus inscritos a seguir também o blog).

É aqui que o SEO ganha evidente valor. Da mesma forma que o Google, também o Youtube funciona como um motor de busca (com a diferença, claro está, de que os seus resultados se resumem a vídeos) e existem alguns truques que você pode utilizar para aumentar a visibilidade de seu canal e melhorar a conversão visualização-inscrição em seu canal.

Seguem algumas dicas básicas:

  • Utilize títulos claros e pertinentes. Seu título tem que ser preciso o suficiente para informar o espetador do seu conteúdo, sem que ele tenha que efetivamente visualizar o vídeo. Seu vídeo é sobre “A moda dos anos 70”? Deixe isso claro no título do vídeo e lhe garanto que a sua taxa de rejeição será bastante mais reduzida.
  • Tenha especial atenção na descrição e nas tags. Na hora de carregar um vídeo para o Youtube, para além do título, é possível criar uma descrição e definir um conjunto de tags. Utilize esses campos para colocar o máximo de keywords (devidamente contextualizadas e sem exageros, obviamente) que conseguir relacionadas com o tema do vídeo, de forma a aumentar as chances de ser encontrado por alguém pesquisando por esse tema.
  • Utilize as anotações in-video. Ok, você conseguiu atrair o espetador para seu vídeo, como o irá persuadir a se inscrever no canal? Para relembrar seu visualizador de que, se gostou do conteúdo, se deve inscrever no canal, não se esqueça de colocar em todos seus vídeos uma pequena chamada (pode adicionar no áudio do próprio vídeo ou em forma de anotação, através do próprio recurso do Youtube), dizendo algo como o seguinte: “Gostou do Vídeo? Subscreva o canal para mais conteúdo como este!”.

Relembrando que estes são apenas alguns dos aspetos básicos por trás do recrutamento de inscritos para seu canal do Youtube.

Vale lembrar que o Youtube se tornou uma das maiores plataformas de negócio do mundo, além de simples de utilizar, é extremamente lucrativo, basta que você aprenda como transformar uma brincadeira em um negócio que te gere dinheiro todos os dias.

Legal, né? Quer saber como fazer? Confira algumas dicas clicando aqui.

E você, possui canal no Youtube? O que acha de suas potencialidades para impulsionar seu blog?

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

6 Comentários

  1. Lua disse:

    Vão no meu canal
    Lua Blox
    Estou com quase 500 inscritos

  2. Juan andrey silva Menezes disse:

    E muito legal

  3. Viniciuus de tudo disse:

    Inscreva-se no meu canal tenho 6 inscritos pfv

  4. Renan disse:

    Muito bom o vídeo

  5. CARA DE PAU disse:

    Eu tava com 1,500 inscritos e nao sei oq acontceu e perdi 1,300 inscritos eu pesso a ajuda de vcs pra ve si consigo bota meu canal aonda estava obg pela compreensão…