➤ Como ser um freelancer de sucesso

Sucesso. Independentemente de sua ocupação, profissão ou passatempo preferido, sucesso sempre é e será seu grande objetivo. Para trabalhadores por conta própria, essa meta encontra-se ainda mais evidente e destacada, porque na ausência de um chefe/patrão, todo o poder de decisão está em suas mãos e o sucesso depende inteira e exclusivamente de você mesmo.

No artigo de hoje vamos refletir um pouco sobre algumas das pequenas coisas que são decisivas na diferença entre um freelancer de sucesso e os restantes…

#1 – Seja convencido!

Sim, afinal de contas você é um artista e todo o artista de respeito tem perfeita noção de seus defeitos e qualidades e sabe valorizar os seus aspetos positivos da melhor forma possível.

Apresentar sempre e em todos os momentos uma atitude confiante se refletirá na forma como seus clientes interagem com você.

Muitas vezes, quando o cliente se apercebe de que o freelancer é pouco confiante, ele acaba aproveitando essa situação para procurar forçá-lo a praticar um preço mais baixo ou a trabalhar sob condições que inicialmente você não estaria disposto a trabalhar.

Reconheça seu valor e seja fiel a seus princípios, métodos e ética de trabalho sempre, com qualquer cliente. Só assim poderá se destacar no meio de todos os outros e evoluir de verdade neste mercado…

#2 – Controle a procrastinação!

Este é o grande mal que todos nós freelancers passamos. Sem um supervisor para controlar nosso tempo, muitas vezes acabamos deixando pilhas de trabalho acumulado para trás, o que leva a que por vezes os prazos não possam ser cumpridos.

O cliente está pagando o valor que você pediu. É seu dever ter o trabalho dele pronto dentro do prazo estipulado (partindo do princípio que o prazo de entrega foi acordado por ambas as partes com antecedência). Eu sei que é bastante fácil perdermos o foco com o mínimo dos detalhes, mas se você quer realmente ter sucesso, tem que passar da procrastinação a uma pessoa proativa e assertiva na gestão de tempo e prazos.

Pode ser difícil no início, mas uma vez que essa rotina se torne em um hábito, tudo será mais fácil…

#3 – Seja profissional em todos os momentos!

Se você quer ser um freelancer de sucesso, então tem que se preparar para assumir uma atitude profissional e séria, em todos os momentos, desde o primeiro contato com o cliente, até à entrega do projeto.

Por muito complicado que seja por vezes lidar com alguns tipos de clientes (acredite, eu sei!), é importante que saiba agir de forma racional e educada, em todos os momentos, mantendo sempre um tom formal (pode ter inclinações informais, se não for em exagero) e assertivo. “Amigos, amigos, negócios à parte”…

Terminamos por aqui o artigo de hoje. Como sempre, ficamos aguardando seus comentários ao artigo. Não deixe de nos submeter suas dúvidas, sugestões e opiniões. Teremos todo o gosto em receber seu feedback!

 

“Sucesso: toda a gente tem uma ideia do que significa, mas uma definição exacta é impossível.”

Edward Bono

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!