O WordPress é nosso parceiro para criação e manutenção dos nossos blogs, por este motivo é muito importante conhecer e aperfeiçoar o uso e otimização dele, e é isso que estamos buscando informar por aqui.

Leia também:
O que é blog?
Dicas WordPress – Plugin de Autor

Tenho visto muito blogs por ai, inclusive de pessoas já estabelecidas no Internet Marketing, que estão com a url (link) muito longa, devido a uma palavra /category/, além de ficar estranho um termo em inglês no meio do link do artigo.

Para resolver esse pequeno problema e deixar a os links dos posts do seu blog limpos e agradáveis, vamos nos buscar mais uma vez ajuda com os plugins. Os plugins são nossos parceiros inseparáveis e tudo que iremos fazer no blog WordPress será por meio deles (algumas coisas podem ser feitas editando o código .php do blog, mas não recomendo, pois qualquer vírgula errada compromete a integridade do blog).

O plugin que iremos utilizar hoje é o WP No Category Base. Este plugin irá remover o /category/ dos links do blog imediatamente, é incrível e muito útil.

Para instalar o plugin, acesse a área administrativa do seu blog, clique em Plugin -> Instalar Novo, nesse campo digite “WP No Category Base” e clique em instalar. Após a instalação, clique em ativar plugin e pronto, não é necessário nenhuma configuração adicional. Acesse o seu blog e confira o novo formato dos links!

O formato dos links, conhecidos como permalinks ou links permanentes, são à base do sucesso do seu blog. Estranho isso? Pode até ser, mas é a pura verdade. Muita gente não dá importância e inclusive muda o tipo de link permanente diversas vezes e sem fazer o direcionamento correto dos posts, e sabe o que acontece com isso? Perde tempo e trabalho. Imagine a situação, eu divulguei o link www.outrarenda.net/category/como-ganhar-dinheiro-na-internet/, depois de um tempo fui lá e mudei o link permanente e ficou www.outrarenda.net/ganhar-dinheiro/como-ganhar-dinheiro-na-internet.html, o que irá acontecer quando a pessoa clicar no primeiro link em alguma divulgação antiga? O resultado será página não encontrada, a gente perde o link, a indexação e tudo relacionado (isso considerando o fato de não ter feito um direcionamento correto, coisa que acontece com a maioria dos principiantes).

Então fica mais uma dica, configure o link permanente do seu blog da maneira correta e evite mudar, o nome já sugere isso: Links Permanente. No meu blog eu uso da seguinte forma: /%postname%/. Algumas pessoas gostam de acrescentar a categoria no link, dessa forma ficaria /%category%/%postname%/. Escolha a melhor opção para você e permaneça com ela, instale o plugin WP No Category Base e obtenha links limpos, curtos e mais interessantes para seu blog. Para fazer essa configuração, acesse a área administrativa do seu blog WordPress, clique em Configurações -> Links Permanentes -> Estrutura Personalizada, lá basta você copiar, inserir um dos códigos acima e salvar.

Se ficou com alguma dúvida, deixe seu comentário abaixo e terei a maior satisfação em ajudar! 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

2 Comentários

  1. Sandra disse:

    Olá Pâmela, tudo bem? Excelente artigo, realmente um link muito extenso e além de tudo com a palavra category fica ruim e passa uma imagem desagradável. Obrigado pela dica. Vou instalar o plugin hoje mesmo. Parabéns pelo excelente trabalho. $uce$$o! Forte abraço!

    • Pam Cavalcante disse:

      Olá, Sandra!

      Tudo ótimo e com você?
      Realmente um link limpo faz toda diferença, então vamos cuidar!

      Abraço e sucesso!