Economia de Dinheiro – Descubra seu Salário Mínimo

Para ganhar dinheiro não basta apenas investir e promover, comprar e vender, recrutar e duplicar. Pois o dinheiro que vem rápido também é gasto na velocidade da luz. Por isso saber economizar é também uma forma de ganhar dinheiro.

Quando você economiza de forma inteligente deixa de comprar coisas que não te ajudarão em nada e passa a gastar seu dinheiro apenas com aquilo que realmente vai te ajudar em algo. Nesse artigo quero deixar uma dica de como você poderá economizar de forma inteligente o seu dinheiro.

Economizar é planejar

Antes de qualquer coisa você vai precisar de um planejamento e se autodisciplinar para assumir uma postura econômica. Então pare e sente-se! Pegue lápis e papel para elaborar um plano de ação.

Você não pode simplesmente gastar o seu dinheiro conforme as necessidades que aparecem e as oportunidades que são jogadas na sua frente. É necessário criar um plano de ação e estabelecer metas a atingir.

economizar-e-planejar

Mas antes de tudo isso, você precisa vencer alguns desejos estanhos que sempre te prejudicam levando você a comprar coisas de que não precisa imediatamente. Veja:

Promoções & Cia!

Algumas pessoas não resistem uma boa oferta. Seja uma liquidação, promoção, descontão, oferta relâmpago e até ponta de estoque. Se você pertence a esse grupo, precisa mudar sua mentalidade frente a essa crise.

Você não pode sair comprando tudo que lhe vem na frente! Mas deve se refrear e pensar nas seguintes questões:

[green_tick_2_list width=”100%”]

  • Você realmente precisa desse produto agora ou pode esperar?
  • Essa compra é necessária, oportuna ou apenas mais um luxo?
  • Isso facilitará sua vida? Até que ponto?
  • Você pode continuar do jeito que esta se não comprar?
  • Você já tinha em mente comprar tal produto ou só pensou nele agora por causa da promoção?
  • Você ou seu negócio vai ficar para trás se não adquirir isto?
  • Isso cabe em seu orçamento ou terá de gastar o dinheiro que estava reservado para outra coisa?
  • Tem condições de pagar a vista ou vai parcelar e ficar pagando por longos meses?

[/green_tick_2_list]

Analisar antes de comprar é fundamental para que você faça uma boa aquisição do produto tendo a plena certeza de que vai ser útil pra você. Ou se não comprar ao menos saberá que economizou, tomou uma decisão sábia e descobriu que tal produto não é tão relevante para si quanto a promoção o fez parecer que seria.

Como Planejar a Economia do seu Dinheiro

Vamos conferir um planejamento para economizar o seu dinheiro e encontrar o seu salário mínimo, impedindo você mesmo de jogá-lo fora com coisas supérfluas e sem utilidade.

Afinal, pense em tudo o que você já comprou e não usou? Ou ainda nos investimentos que você fez e não te levaram a nada? Você lembra se fez análises antes de adquirir essas coisas que não lhe trouxeram resultado algum?

1º Segure a Grana!

A primeira coisa a fazer é não gastar nenhum centavo até que você tenha em mãos o valor total do dinheiro ao qual estará disponível para você se manter durante o mês atual. Se você tem salário fixo, saberá quanto precisa ganhar a mais para se manter no mês.

Mas se você já vive dos ganhos na internet com seu negócio online, tem diversas entradas de dinheiro durante o mês. E isto exige que você seja mais controlado ainda para segurar essa grana até que tenha um valor cheio como se fosse o seu salário para criar o planejamento conforme esse valor.

2º Defina as Prioridades

Agora sabendo quanto em dinheiro está disponível para você passar o mês, podemos definir as prioridades. São coisas como: aluguel, mercado, água e luz. No caso de quem vive da internet, aconselho separar em categorias. Exemplo:

  • Prioridades da Família – Aluguel ou parcela da casa, mercado, água, luz, telefone e etc.
  • Prioridades do Negócio – Hospedagem, domínio, email marketing e etc.

Agora some os valores e você terá um resultado que é um valor total e fixo mensal das suas prioridades. Assim você já sabe que precisa ganhar no mínimo esse valor para se sustentar. E nada pode ocupar o lugar das prioridades, caso contrário sua vida começa a ficar cada vez mais difícil e desanimadora.

Vamos fixar a idéia?

Esse valor que é a soma total de suas prioridades, é o que chamamos de salário mínimo. O que sobra depois disto é o valor que você tem disponível para investir, guardar em uma poupança ou aplicar de alguma forma que seja rentável para si.

Você já sabe o que precisa fazer para evitar gastos supérfluos e dessa forma priorizar o que realmente é importante, agora o que acha de aprender fazer isso “profissionalmente”? Ter sua vida financeira organizada, contas controladas,  poder adquirir outros bens e viver uma vida despreocupa. Veja Como Investir Dinheiro!

Classifique agora.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

3 Comentários

  1. John Silva disse:

    Olá Pâmela!

    Muito bom o conteúdo do seu post.

    As pessoas necessitam de educação financeira que realmente faça a diferença. Que seja prática e objetiva assim como explicitou no seu artigo.

    Parabéns!

    Abraços!

    • Pâmela Cavalcante disse:

      Oi, John!

      Obrigada pelas palavras.
      A idéia do blog é exatamente essa, levar informação de valor com objetividade e praticidade para nossos leitores.

      Abraço.