➤ Negócio Online – Identificando seu Público Alvo

Negócio Online – Identificando seu Público Alvo

Quando se tem um blog cuja intenção é ganhar dinheiro na internet, logo devemos taxá-lo de negócio online. E como toda empresa que pretende ser bem sucedida, passa a conhecer cada vez mais os seus clientes para atendê-los cada vez melhor, assim também deve ser o seu negócio online.

No caso de um blog os clientes em potencial são os seus leitores. E não confunda visitantes com leitores. Por isso para que seu negócio seja bem sucedido você precisa conhecer os seus leitores.

publico-alvo

Imagine um blogueiro que não conhece o seu público alvo? Certamente esse blogueiro não terá muito o que escrever, pois quando você não conhece ou ainda não tem um público definido para quem deseja apontar o seu blog, perde-se o sentido do negócio.

Nesse artigo vamos descobrir a razão e a missão do seu blog para poder identificar o seu público alvo! Assim você poderá dar um rumo para o seu negócio e conhecer o perfil de leitores que seu blog tem.

Qual a Missão do seu Negócio e Por quê?

Todo negócio ou projeto deve ter uma missão, simplesmente pelo fato de que tudo deve ter um sentido e uma razão. Você já se olhou no espelho e se perguntou qual a razão da sua existência? Pois é, a ideia é essa mesmo.

Você precisa dar uma razão para a existência do seu negócio. E o seu negócio precisa de uma missão para concluir, ele não pode existir só por acaso, pois todo negócio que existe sem objetivos, sem razões para continuar, sem missões a concluir logo irá falir. Por isso, veja algumas perguntas para ajudar você nesse processo:

[black_tick_list width=”100%”]

  • Em que seu negócio é útil?
  • Por que você abriu esse negócio e por que escolheu esse ramo de atividade?
  • Se o seu negócio não existisse, faria alguma diferença na blogosfera?
  • Se você fechar o negócio agora alguém, além de você, vai sentir falta?
  • Quais os diferenciais do seu projeto?
  • O que você com seu negócio pode oferecer aos leitores, diferente do que muitos oferecem?
  • O que você quer provar e onde pretende chegar com isso?

[/black_tick_list]

Acredito que essas perguntas podem ajudá-lo a definir uma razão e uma missão para o seu negócio. Só um detalhe, seu negócio pode ter inúmeras razões e missões a concluir. Razão é o preenchimento de uma necessidade e a missão é colocar em prática uma atividade que faz valer essa razão.

Definindo seu público Alvo

Agora que já identificou a razão e missão do seu negócio fica muito mais fácil definir quem é o seu público! Com base na sua razão de existência, podemos perceber facilmente quais os tipos de pessoas que precisam de você e seu negócio.

Primeiro entenda que o seu público não é único e nem exclusivo. Todo negócio tem um público principal e outros públicos secundários. O seu negócio não pode depender somente do público principal, por isso deve ter pelo menos um público secundário.

identificando-seu-publico-alvo

Assim como o alvo principal de uma padaria são as famílias tradicionais que tomam café com pão toda manhã, o seu negócio também terá um público alvo conforme a razão para qual foi criado.

Mas a padaria também vende centenas de outros produtos que atraem muito mais do que famílias tradicionais, esses são os públicos secundários que vão manter a padaria com outras opções de compra e consumo de produtos variados.

Então, ter uma razão e uma missão para formar um público de leitores principais é somente o básico. Pois a estrutura do negócio e o que garante sua existência e sobrevivência no mercado é possuir públicos secundários que servem de base em caso de queda ou escassez do assunto principal. No nosso caso um exemplo disso são os Programas de Afiliados que mantém o blog e geram bastante lucros e o nosso negócio de Marketing Multinível que é nosso negócio principal (mas no blog torna-se secundário).

Entendeu a idéia?

Entenda que o seu público principal é atraído por um assunto ou atividade principal que o seu negócio oferece. Para atrair públicos secundários você precisa diversificar o negócio, mas sem fugir muito do assunto central.

Assim, se algum dia seu assunto ou serviço principal ficar ultrapassado ou não for mais tão importante, o seu negócio permanece se apoiando no público secundário até encontrar outro público principal. E sabe como fazer isso? Bom, já é assunto para outro artigo.

Mas por enquanto me diga: você já definiu a razão e a missão do seu negócio?


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

7 Comentários

  1. Lindemberg Souza disse:

    Olá Pâmela Calvancante.

    Você esta de parabêns com seu trabalho.
    Abraços e Sucesso!

  2. Alan Carlos disse:

    Olá,

    excelente abordagem. O erro de muitos iniciantes é querer abraçar o mundo sem definir o seu caminho principal.

    Sucesso.

    • Pâmela Cavalcante disse:

      Oi, Alan.

      Tem que planejar, não tem jeito, os atalhos só levam a lugar nenhum, né? rs

      Abraço.

  3. Juliano Abrahão disse:

    Querida Pâmela,

    Essa lista de perguntas que você adicionou ao artigo são matadores hein…

    Me fez pensar muito nos meus negócios online, e olha que não foi lá uma boa conclusão que tive não viu, 🙁

    Mas esse é um daqueles artigos fantásticos, que você deveria transformar num vídeo, mesmo que tivesse 2 ou 3 minutos, já seria uma baita lição pra todos nós.
    Parabéns por seu trabalho e ousadia.

    Paz, Saúde e Sucesso.
    Até breve.

    • Pâmela Cavalcante disse:

      Oi, Juliano!

      Sempre muito gentil, fico muito contente com suas palavras.
      Pois é, um vídeo seria legal…hehehe…espero que seja em breve…rs

      Abraço, meu amigo.

  4. simone belquis disse:

    Oi Pâmela

    Ainda não defini meu público alvo e não é mesmo uma coisa tão simples, certo? Mas esas perguntas que você apresenta no artigo é uma dica e tanto. Obrigada.

    • Pâmela Cavalcante disse:

      Oi, Simone!

      É simples, talvez não seja tão fácil num primeiro momento.
      Mas utilize as perguntas para te ajudar a definir e analise a sua oferta, com certeza irá perceber para quem você está escrevendo e divulgando.

      Abraço.