Se você está em busca de criar um negócio online e trabalhar pela Internet, a primeira coisa que você deve ter é um espaço online, um lugar de onde você possa executar suas atividades e levar conhecimento e ofertas para seus leitores (audiência).

Em outras palavras, você precisa de um site/blog/página de captura para dar o start em seu negócio e começar a trabalhar. Para criar qualquer um desses modelos de negócio, você vai precisar de um domínio e hospedagem.

O que é domínio?

Domínio é o nome que irá identificar você ou ou o trabalho que desenvolve na Internet. É o endereço eletrônico que direciona para o seu site ou blog.

Quando você decide por trabalhar pela Internet, é preciso entender que existe a necessidade de se ter uma base que é o seu blog (no nosso nicho de Internet Marketing). Logo, se você precisa ter um blog, precisa de um nome que o identifique, lembra quando você abre o navegador e digita? Pronto, esse endereço eletrônico é o seu domínio. Agora ficou fácil de entender, não é? 

o-que-é-domínio

É muito simples adquirir um domínio e existem diversas empresas que fazem esse registro, no entanto recomendo que registre-o em uma empresa com referência e tempo no mercado. Muitas pequenas empresas te cobram taxas extras e ficam dificultando a sua vida quando você quiser mudar de hospedagem.

Exemplo: O domínio que escolhi para trabalhar com o nicho de ganhar dinheiro na Internet foi www.outrarenda.com. Poderia ter sido qualquer outro, o blog é seu e fica a seu critério, eu preferi criar uma marca ao usar meu nome.

Como Escolher um Bom Domínio?

Como o domínio faz parte do alicerce do seu negócio, é fundamental considerar alguns critérios no momento da escolha deste, como:

1- Domínio – a Extensão

As pessoas quando falam em site logo imaginam algumas extensões (mesmo que não saibam que o nome é esse ou que existem diversas), então as pessoas imaginam www.outrarenda.com, é difícil para pessoas leigas no assunto, imaginarem o site de outras formas, então se possível, priorize as extensões .com , .com.br ou caso não tenha disponível nenhuma das duas, opte pelo .net.

2- Domínio – o Nome

Ele deve ser simples, fácil de escrever e soletrar e curto. Nesse caso, evite usar hífens, nomes difíceis e compridos.

3-   Domínio –  Inesquecível

Precisa ser um nome que as pessoas não esqueçam, que seja marcante e consiga entrar na cabeça dos leitores.

4-    Domínio – as Palavras-chaves

Caso não use seu nome, procure encontrar palavras chaves para formar seu domínio, de preferência a junção de duas palavras. É um diferencial na hora de busca nos motores, tipo Google e Yahoo. O meu domínio é um exemplo: outrarenda.com. Quando existem busca pela palavra renda, possuo alguma vantagem por possuí-la como palavra em meu domínio e com isso posso conseguir um melhor posicionamento nas buscas. Esse fator pode mudar de acordo com as novas regras dos buscadores, mas é interessante ter palavras relacionadas.

5-   Domínio – a Identificação

Algumas pessoas podem ignorar essa parte, porém eu julgo muito importante. É fundamental que você se identifique com o que irá trabalhar, então escolha um domínio que te agrade, algo que poderia descrevê-lo e que te dará conforto e segurança no momento de divulgar.

Dica: Se pretende realmente desenvolver um negócio de sucesso na Internet, aconselho a comprar pelo menos as três principais extensões. São elas: .com.br , .com e .net. Isso protege o seu negócio e ajuda a evitar perda de tráfego para blog.

Detalhes Fazem a Diferença em Seu Domínio

Não é difícil escolher um nome de domínio adequado, basta apenas considerar pequenos detalhes e adequar seu gosto ao seu mercado.

Agora que você já sabe que é importante ter seu endereço na Internet e aprendeu a escolher com relevância e critérios bem objetivos, é hora de registrar o seu.

Não deixe de conferir o próximo artigo onde irei mostrar passo a passou como registrar o seu domínio.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

2 Comentários

  1. Gisele disse:

    Muito esclarecedor.
    Obrigada.

  2. Terezinha de oliveira souza disse:

    gostei das informações.Muitos falam muito sobre negócios na web,mas não mostram como.gostei muito obrigada.