➤ Por que ter uma Caixa Postal?

A internet tomou conta da vida das pessoas! Seja para ganhar dinheiro online ou mesmo para fazer compras, assinaturas e serviços, a Internet é a primeira ferramenta de pesquisa em qualquer situação. Diante disso, é preciso tomar alguns cuidados para você não se tornar vítima de pessoas oportunistas que estão online apenas para dar golpes e fazer mal aos outros. Logo, fica a sugestão de começar a proteger seus dados, em especial o endereço residencial. Você já ouviu falar em caixa postal?

O que é Caixa Postal?

Caixa Postal é um endereço alternativo que você contrata para receber correspondências ou o que mais desejar. É o endereço dos Correios com uma numeração especial que identifica e entrega as encomendas apenas a você.

caixa-postal

Já faz alguns anos que eu utilizo Caixa Postal. Não é sempre que utilizamos esse endereço, e por isso as pessoas podem achar que é um desperdício de dinheiro. Mas te garanto que não é, pelo contrário, sua casa é o local mais sagrado que você tem e é preciso de todo cuidado, carinho e atenção com ele.

Diversas vezes somos “obrigados” a inserir nosso endereço residencial em algum site na Internet, muitos deles são seguros, mas quem garante que qualquer um é? Não podemos vacilar e sair expondo informações pessoais em qualquer lugar, então todo cuidado é pouco.

Leia: como trabalhar em casa

Como Contratar uma Caixa Postal?

Para ter uma Caixa Postal basta que se dirija a agência dos Correios mais próxima da sua casa, ou alguma que julgar mais conveniente, e contratar o serviço. É muito barato e vale a pena.

Este ano, se não me engano, paguei apenas R$ 112,00 na anuidade da minha Caixa Postal.

A partir daí, utilize sempre o seu endereço da Caixa Postal para tudo que for fazer pela internet, inclusive compras.

Por que você Precisa de uma Caixa Postal?

Hoje utilizamos a internet para fazer compras, cadastros e diversas outras coisas. Você já perguntou qual o nível de segurança dos sites que você acessa e faz cadastro, inserindo seus dados pessoais e endereço? Isso é sério, imagina você inserir seus dados em um site com pessoas maliciosas por trás e que se aproveitem disso?

Eu já utilizo caixa postal há mais de 10 anos, antes mesmo de tanta popularidade na internet. É bem difícil eu colocar o meu endereço em algum site, por mais que eu confie, ainda prefiro enviar todas as correspondências e encomendas para minha caixa postal. Eu acredito que a prevenção nunca é demais.

Se você trabalha na internet, ai mesmo que você precisa contratar uma caixa postal obrigatoriamente. Quantos e quantos sites fazemos cadastro diariamente, imagina ter que colocar o endereço residencial em todos? É um risco desnecessário que você deve evitar o quanto antes.

Vivemos num mundo violento e que não podemos vacilar. Então, não são apenas dicas de como ganhar dinheiro na internet que farão diferença na sua vida e nos seus negócios, mas informações que envolvam todo o contexto do negócio são fundamentais para seu sucesso e segurança online.

Eu sempre digo que a vida e os negócios são feitos de detalhes, então estejamos atentos a todos eles.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

71 Comentários

  1. Raphael Baptista disse:

    – posso enviar carta so com meu endereço de caixa postal?Ou seja :, só coloco o número de minha caixa postal

  2. Raiane disse:

    É possível que um terceiro, de posse da minha chave, pegue minhas encomendas em minha caixa postal? Um motoboy por exemplo?

  3. Fernanda Amanda disse:

    Olá queria saber dessa caixa postal

  4. Edinéia disse:

    Olá. Eu queria tirar uma dúvida sobre a Caixa Postal, é pagado por mês ou por ano

  5. Gerlane Galdino disse:

    Muito bom

  6. Luciana Falcão da Silva disse:

    Essa taxa é mensal?

  7. Antoine Fils disse:

    Muito boas as dicas, mas tenho uma dúvida: seria possível alugar uma caixa postal em cidade diferente daquela em que se reside, ou seja, numa outra cidade onde se vai apenas periodicamente ?

  8. João Paulo disse:

    Estou pensando em fazer uma caixa postal pelo fato de n pegar filas…. Chego com minha chave e pego minhas correspondências…. e se for encomendas grandes eu pegaria fila do mesmo jeito?

    • Pâmela disse:

      Olá!

      Encomendas grandes você pega com o pessoal de atendimento dos Correios, mas tem preferência.

      Abraço

  9. Fellipe disse:

    Olá, Pâmela!
    Tudo bem? 🙂

    Fiquei interessado em abrir uma caixa postal porque o Correios não entrega correspondências na minha rua. Mas fiquei com uma dúvida: fazendo uma caixa postal, seria preciso ir ao correios buscar a encomenda a cada 15 dias… mas, com isso, é preciso aquele velho esquema de pegar senha e aguardar atendimento, ou o contrato da caixa postal permite a retirada sem essa burocracia?

    • Pâmela disse:

      Oi, Fellipe!

      Tudo bem e por ai?
      Não, ao alugar a sua caixa postal, você receberá uma chave e terá livre acesso.
      É tipo uma caixinha de correio, fica dentro da agência com total segurança, mas basta você ir até lá e fazer a abertura com a sua chave.
      Você só precisa falar com algum funcionário se receber alguma encomenda que precise assinar o recebimento.

      Abraço.

  10. viana disse:

    Oi, tenho uma duvida. Por exemplo: Se você tiver uma caixa postal João da Silva – Caixa Postal 12345 – CEP 00000-000 – São Paulo – SP e se eu te enviar uma correspondência para Maria da Silva – Caixa Postal 12345 – CEP 00000-000 – São Paulo – SP, ela chegaria normalmente para você, ou teria problemas quanto ao nome? Eu gostaria de ter uma caixa postal, mas não gostaria de ter meu nome aparecendo.

  11. luana disse:

    Eu Consigo receber cartaa ou presentes pelo correio sem ter caixa postal, porque tenho que receber um presente se outra cidade ,mas ai eles pedem caixa postal, e se nao tiver a carta chega mesmo assim???? respondem por favor

    • Pâmela disse:

      Luana,

      Você pode receber encomendas e presentes pelos Correios se você tiver algum endereço válido, seja o seu residencial ou uma caixa postal.

      Abraço

  12. Li Almeida disse:

    Eu comprei um produto, mas vai vim por transportadora jad logística… será que recebo minha encomenda sem problemas na minha caixa postal alugada?

    • Pâmela Cavalcante disse:

      Oi, Li!

      Acredito que sim, basta que o endereço esteja direcionado para sua Caixa Postal.

      Abraço

      • Jonatan disse:

        Olá! Aluguei uma caixa postal hoje e quando cheguei em casa vi que tem uma claúsula no contrato dizendo que nao aceitos objetos nao postados pelos correios do BR, ou seja encomendas internacionais. Essa informação procede?

        • Jonatan disse:

          nao consigo receber nem pequenos pacotes?

        • Outra Renda disse:

          Olá!

          Eu já recebi diversas encomendas internacionais em minha caixa postal, inclusive aqueles do Ali Express.
          Para ter certeza, é melhor verificar junto à Agência dos Correios que irá te atender.

  13. Elimar disse:

    Olá bom dia, a 5 dias estou tentando receber meu cartão da caixa, pois esse mês recebo meu pis e sem o cartão vou ter que me deslocar até outra cidade para ir até a caixa, e o carteiro passa rapidamente e não espera a gente ir até a porta pois minha casa é muito grande, pois bem, gostaria de saber se posso colocar tanto minhas correspondências como a de todos os meus familiares para serem recebidas na caixa postal dos correios? Obrigado pela atenção. Bom dia!

  14. Marcia Regina Pinheiro disse:

    Quanto custaria, mensal ou anual?

  15. Renata Costa disse:

    Queria fazer uma caixa postal por que eu moro de aluguel e sempre tem alguns problemas na hora de receber contas ou compras kk.
    Mas tenho uma dúvida gosto de fazer algumas compras pela internet para poder fazer a revenda so que demora muito para chegar as encomendas, dando o endereço da caixa postal chega mais rápido?

  16. Pedro Rubio disse:

    Oi Pamela! Quero saber se só os correios que oferecem esse serviço, ou tem outras empresas que tambem oferecem o serviço de Cx. Postal.

  17. Joana disse:

    Muito legal tuas dicas, obrigada e parabéns!!

  18. João disse:

    Olá Pâmela,

    Você sabe me dizer se os integrantes de minha família podem usar a minha caixa postal? Ou seja, se eles podem receber correspondências deles em minha caixa postal? Ou cada um tem de fazer a sua?

    Um abraço.

  19. Danilo disse:

    Ola Pâmela. tenho uma dúvida. Qual a diferença entre o serviço de posta restante e caixa postal? caso eu alugue um serviço de caixa postal, eu só posso receber encomendas que são enviadas pelos correios ou recebo de lojas online como, americanas, submarino, etc?

    • Pâmela Cavalcante disse:

      Oi, Danilo,

      Não sei qual é esse serviço de posta restante.
      Na caixa postal você pode receber qualquer tipo de postagem, inclusive dessas lojas que você comentou.
      Eu só recebo correspondências e compras pela minha caixa postal, não coloco meu endereço residencial na Internet.

      Abraço

      • Henrique disse:

        Olá Pamela, boa noite;

        Estou buscando informações sobre caixa postal e pegando informações diretamente com os Correios eles insistem em dizer que só recebem encomendas postadas nos Correios. Neste post você comentou que recebe sim de lojas como Submarino, Americanas, Wine etc..
        Você já testou essas compras? Realmente funciona? Pois vou me mudar para um condomínio que não recebe minhas compras e passo muito tempo fora de casa, não tendo ninguém para receber. A melhor alternativa econtrada foi a caixa postal, porém estou nesse impasse sobre a transportadora utilizada ter que realmente ser os Correios.

        Grato;

        Henrique

        • Pâmela Cavalcante disse:

          Oi, Henrique!

          Eu recebo encomendas nacionais e de fora também, sem problemas.
          Deve ter tido alguma falha de comunicação.

          Abraço

  20. Thiago Antonio Aires Ribeiro disse:

    Oláaaaaa!!!

    Passei na agência de Corrreios agora =D!

    O rapaz da agência falou que a forma correta de preenchimento do endereço é:

    Seu nome completo
    Caixa Postal xxxx
    Cidade – ESTADO (com duas letras)
    CEP XXXXXXX

    Não colocar o endereço da agência senão fica dúbio para o sistema dos Correios.

    Aquele abraço e muito obrigado pelo post 🙂

  21. Wellersom Richardsom Voigt disse:

    Ótima dica, muito bom seu artigo

  22. edson disse:

    Ao utilizar a caixa postal eu incluo tambem o endereço da agencia dos correios por exemplo o numero do endereço

  23. Giovane disse:

    Muito interessante estas informações, parabéns pelo artigo!

  24. Marco disse:

    Bom dia!
    Se eu usar uma caixa postal para receber minhas contas, como telefone, água, luz e precisar comprovar o endereço em um banco, o banco aceitaria (o endereço da caixa postal)?
    Obrigado!

    • Pâmela Cavalcante disse:

      Oi, Marco!

      Os bancos, em geral, só recebem comprovantes de água, luz e telefone, até onde eu sei.
      Mas a melhor opção é se informar em algum banco para ter uma informação mais precisa.

      Abraço

    • Paulo Castilho disse:

      Uso caixa postal há muito tempo, já fui muito criticado mas não abro mão de usar. Assim que comecei a trabalhar contratei uma caixa postal porque temia que meu histórico bancário e meu perfil de gastos fossem rastreados. Uma pessoa mal intencionada pode estimar sua renda apenas acompanhando os envelopes que chegam até sua casa: contas, correspondência bancária, faturas de cartão, fatura de TV à cabo, até mesmo mala direta pode indicar onde você compra.
      Esse caso do domínio sempre me preocupou, por isso nunca contratei domínio “.br” como pessoa física (como pessoa jurídica uso o endereço do contador). Usar caixa postal em domínios é uma boa dica, mas seri melhor a opção de esconder dados e deixar à mostra apenas a empresa que vendeu o domínio, como acontece com domínio “.com”.
      Com relação a bancos, eles não aceitam caixa postal pra abrir contas, apenas como endereço de correspondência.

  25. Darvin disse:

    E se a encomenda precisa de assinatura no recebimento? e se for carta registrada com aviso de recebimento? O correio assina para você?

    • Pâmela Cavalcante disse:

      Oi, Darvin!

      No meu caso, sempre assinaram e eu só ia buscar, mas acho legal você verificar essa informação junto à agencia dos Correios em que você deseja assinar sua caixa postal.

      Abraço

  26. Jacqueline disse:

    Tenho uma dúvida, adquiri uma caixa postal a pouco tempo, gostaria de saber como preencho um formulário na internet, onde não a opção de caixa postal?? Colo o endereço do correio onde está a minha caixa?

    • Pâmela Cavalcante disse:

      Oi, Jacqueline!

      Você vai colocar o endereço de sua Caixa Postal no formulário normalmente, insere o CEP, Caixa Postal XXXX, Bairro, Cidade e Estado.

      Abraço.

  27. Elias Bernardo da Silva disse:

    Imagine você ganhando na Mega-sena e não quer revelar o seu endereço na agência Bancária onde vai receber o prêmio, uma boa idéia é informar a sua caixa postal e todas as suas correspondências referente a sua conta bancária,iriam para a caixa postal.

  28. Daniel disse:

    Obrigado,pretendo fazer um serve de games,que custaria 20 o ingresso,mais gostaria de receber o dinheiro pelo correio,na minha caixa postal,isso pode ?

    • Pâmela Cavalcante disse:

      Oi, Daniel.

      Você pode usar sua Caixa Postal para o que quiser, mas não acho seguro ficar recebendo dinheiro pelos Correios.
      Nesse caso, seria legal abrir uma conta poupança ou uma iconta, que não paga tarifas bancárias, e pedir o pagamento por lá.

      Abraço e sucesso.

      • Daniel disse:

        e que eu acharia melhor pela caixa postal,por que muitas criança gosta de jogar nesses serve mais,os pais tem medo de pagar pela net,e tem hora que o pais não gostaria de depositar pela poupança (muitos pode morar longe de bancos e a famosa preguiça XD)
        e acho que não teria um jeito mais facil 🙁
        então acho que vou arriscar

  29. Eduardo Thomaz disse:

    Mas só serve para correspondências? Se eu comprar um livro, um dvd, ou qualquer produto que venha uma caixa, digamos, do tamanho de uma mochila, a caixa postal também serve pra isso?

    • Pâmela Cavalcante disse:

      Olá, Eduardo!

      Serve sim, para qualquer tipo de encomenda que você precisar receber.
      Eu já recebi caixas enormes e nunca tive nenhum problema, você só precisa verificar com frequência, pois se for algo grande e você demorar a buscar eles devolvem.

      Abraço

      • Dan Cevidanes disse:

        …posso adicionar ao seu comentário que, hoje em dia, é muito fácil rastrear seu pedido via internet: os correios facilitam muito o rastreamento de qualquer compra online. Portanto, pra quem não sabe, se vc tem uma caixa postal e quer fazer um pedido grande, é só, basicamente, ficar de olho no seu e-mail, pois na hora da confirmação do pagamento é gerado um código pessoal de ratreamento, que por sua vez é veiculado ao email cadastrado, vc saberá exatamente o dia em que sua compra chegar. A propósito, eu sou um novo usuário de caixa postal!

        • Pâmela Cavalcante disse:

          Oi, Dan!

          Isso ai que falou é bem legal, facilidades sem fim.
          Eu gosto muito pela segurança de não precisar inserir nosso endereço residencial, mas cada um tem seu motivo particular.

          Abraço

  30. Julio Cesar disse:

    Excelente artigo e de muita utilidade… achava que era bem mais caro este serviço… agora com seu post procurei no sites dos correios e encontrei todas as informações, inclusive o valor que você informou:
    https://outrarenda.com/amvo.

    • Pâmela Cavalcante disse:

      Oi, Julio!

      Que bom que foi útil pra você.
      Vale a pena sim, não deixe de ter a sua.

      Abraço.

    • José Carlos disse:

      Boa noite Pâmela, acho legal a sua dedicação a ajudar-nos !!! Linda, eu posso receber encomendas compradas fora do país ? Essas também ficam sujeitas a tributação ? Grato.

      • Pâmela Cavalcante disse:

        Oi, José,

        Obrigada pelas palavras, fico feliz em poder ajudar.
        Você pode receber qualquer encomenda em sua Caixa Postal, em relação a tributação, o endereço de entrega ser o da Caixa Postal não vai interferir e sim o tipo de encomenda e valor desta.

        Abraço

  31. SILVIO ALVES disse:

    A caixa postal , Filtra com Muita Eficiência. Sua Privacidade Evitando receber correspondências e visitas Indesejadas. Em sua ResiDência. Muito Legal sua Dica

    • Pâmela Cavalcante disse:

      Olá, Silvio.

      A Caixa Postal é útil para diversos fins, seja lá qual for o seu motivo vale a pena.

      Abraço e sucesso.

  32. Gredson X disse:

    Eu imaginei uma utilidade que não sei se daria certo. Por exemplo quem não tem casa própria, e fica morando de aluguel, não seria mais vantajoso ter uma caixa postal particular, aonde todas contas vão para o mesmo local do que ter que ficar toda hora mudando de endereço, quando se muda para outra casa.

    • Pâmela Cavalcante disse:

      Olá, Gredson!

      Daria certo sim e evitaria todo aquele transtorno em não receber correspondências no endereço certo.
      Acho que todos deveriam ter uma Caixa Postal.

      Abraço e sucesso.

      • Marcílio Alvarenga disse:

        Pâmela boa tarde,
        Tenho uma dúvida. Posso colocar comprovante de residência do Rio e abrir uma caixa postal São Paulo?
        Obrigado

        • Pâmela disse:

          Oi, Marcílio!

          Eu acredito que possa, mas essa informação só a agência dos Correios pode te passar com certeza.

          Abraço